"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

A IGREJA PEDE SOCORRO.

A IGREJA PEDE SOCORRO

Estamos vivendo um tempo em que vemos muitas pessoas buscar a Deus por diversos motivos, como por exemplo, por não terem como pagar uma dívida econômica, por causas com a justiça, por não terem como contratar um bom advogado, pessoas em busca de prosperidade e outros mais. O buscam como se Ele fizesse parte de um quadro de super-heróis, sendo O mais poderoso desse quadro, pois se conhecessem outros mudariam facilmente. Requerem riquezas, coisas que a própria Palavra afirma que ficarão nesta terra, que serão comidas pela traça. Outros ainda buscam-No por poder, por posicionamento, status, liderança. Esses, como dizem, “se acham a última bolacha do pacote”, acham que a obra de Deus sem eles não acontece, estão atrás de um pequeno grupo para esconder os seus traumas, seus fantasmas, seu egocentrismo.
Existem aqueles que ainda precisam dar uma passeada na Babilônia para satisfazer seus desejos. As coisas se misturam e não conseguimos mais identificar o que somos. A igreja tem perdido a sua identidade aceitando essa mistura, o que antes não se aceitava se aceita. Será que a Graça ficou sem graça? Será que o fogo do inferno esfriou? E a morte? E a vida eterna? O pecado não nos afasta mais de Deus? Qual o significado da morte de Jesus na cruz?
Quando recebemos a Cristo como Salvador, a Bíblia fala que o velho homem é transformado em um novo homem. A Bíblia também nos fala que santidade é ser diferente, que devemos desviar nossos pés dos caminhos dos pecadores, que não devemos nos assentar e nem nos deter nos caminhos dos escarnecedores. Porém, a igreja ainda está cheia de crentes que fazem totalmente o contrário, que são sócios de carteirinha do famoso "Club Del Mundo", que são atraídos, que amam as coisas desse mundo, estão envolvidos, comprometidos com seus banquetes, se curvam à estátua do prazer momentâneo, e nem mesmo foram ameaçados para isso! O que realmente eles são? O pior dos pecados é achar que não temos pecado. É fazer o que a própria Bíblia nos adverte a não fazer, tendo assim a mente enfraquecida por ações pecaminosas, pelas conseqüências de uma vida sem identidade. Pessoas assim já não sabem o que são!
Antes fosse melhor conhecer Jesus depois... A Bíblia fala em Hebreus de pessoas assim, “os que foram iluminados, que provaram do Espírito”, mas se desviaram, escolheram viver uma “vida cristã” sem o compromisso, sem a renuncia, e seus corações não podem ser tocados novamente para arrependimento, a cruz não tem o mesmo significado ou nunca teve significado.
Quando Jesus passa pela praia chamando os discípulos para serem pescadores de homens, esse chamado para vida cristã estava intrinsecamente entrelaçado às palavras compromisso e renuncia. Isso nos afirma o apóstolo Paulo quando diz: “e se vivemos, para o Senhor vivemos!”
Que evangelho é esse, que cobramos mais do que permitimos ser cobrados e nem mesmos a nós nos cobramos? Que evangelho é esse que o pecado não produz o peso numa consciência do que se diz transformado por Cristo? Que evangelho é esse que vamos à igreja quando queremos, ou melhor, que a (igreja) trocamos por qualquer outra proposta? Por que o culto a Deus deixou de ser culto e passou a ser um programa de final de semana? Que evangelho é esse, onde participamos de cultos como uma escolha do cardápio de um restaurante? Não nos empenhamos mais por fidelidade doutrinária, por conhecimento bíblico, e por isso não temos raízes e nem uma identidade. Que evangelho é esse onde as pessoas que ministram e que pregam são rotuladas como bebidas ou qualquer outro objeto? "Desse eu gosto, o outro não é tão bom!" E o sabor da Palavra e Sua suficiência? Que evangelho é esse que separamos as pessoas e quando já não há mais possibilidades, nos separamos delas?
Será que essa vida é realmente uma vida cristã? Somos parecidos com Cristo?
Pois Cristo continua o mesmo! Quando Jesus começa a pregar a mensagem de que muitos que O seguiam seriam perseguidos, mortos a espada, a multidão foi saindo de fininho, e por fim permaneceram somente os discípulos. E o que ouço é a mesma pergunta feita por Jesus aos discípulos: “Você também não quer ir?”.
Abandonamos a Jesus quando não cremos no que Ele é, quando não amamos e não conseguimos nos entregar inteiramente a Ele. Quando não cremos no que diz a Sua Palavra em suas promessas.
Somente conseguiremos servi-Lo dignamente, quando tivermos a mesma necessidade sentida por Pedro ao respondê-Lo “Para onde iremos nós, se só o Senhor tem as Palavras de Vida Eterna”! O mesmo que o negou, verdade! Sofreu por causa da sua fraqueza, da sua fé vacilante, mas por fim foi restaurado e usado grandemente pelo Espírito Santo, demonstrando amor ao seu Senhor.
A igreja de Jesus é aquela que nega a si mesma, que toma a cruz e O segue! Sem estas características não somos a igreja de Cristo, somos a nossa própria igreja, a igreja do EU vivendo a nossa própria vida. Quem tem ouvidos para ouvir ouça!

Pr. Jaylson Nogueira