"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

É PARA ISSO QUE FUI CRIADO.


É PARA ISSO QUE FUI CRIADO.


PARE E PENSE!

"A entrada para a mente do homem é o que ele aprende, a saída é o que ele realiza. Se sua mente não for alimentada por um fornecimento contínuo de novas idéias, que ele põe a trabalhar com um propósito, e se não houver uma saída por uma ação, sua mente torna-se estagnada. Tal mente é um perigo para o indivíduo que a possui e inútil para a comunidade."
(Jeremias W. Jenks).


“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para todas as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Nossa sociedade esta repleta de pessoas que amam o trabalho; sentem-se estimulados e revigorados por ele. Alguns até deixam seu local de trabalho todos os dias sabendo que honraram a Deus por meio de seu trabalho e seu amor pelas pessoas. Mas, quando chegam em casa à noite, poucas sentem o prazer, o sentido e o propósito de vida que viram anunciados em propagandas, comerciais de cerveja ou sistemas de computadores. São pessoas piedosas e conscientes, e agradecidas pelo trabalho, porém não encontram satisfação para a alma nisso.

EM UMA MISSÃO.

Quando o autor do livro de Eclesiastes decidiu determinar o seu propósito de vida, começou acumulando uma grande quantia de dinheiro e acabou descobrindo que isso não proporcionava o sentido que ele esperava. Então buscou poder, conseguiu-o e descobriu que isso também não o satisfazia. Em seguida, veio uma escandalosa busca por prazer. Depois por fama e notoriedade. Finalmente, quando todos os esforços chegaram ao fim, ele disse suas palavras: “Vaidade, vaidade, tudo é vaidade”. Ou, como diz outra tradução: “Tudo isso é correr atrás do vento”.

Não fomos criados para correr atrás do vento. Fomos criados para nos unir a Deus em uma missão. É como se Deus estivesse de luvas para trabalhar. E ele nos chama para arregaçar as mangas e nos ajuntarmos a ele com nossos talentos, nosso tempo e nossa paixão. Ele deseja que sua missão seja a nossa.

O desejo de ser um agente de mudança do mundo está plantado no coração de todo ser humano, e esse desejo vem diretamente do coração de Deus. Podemos sufocá-lo com o egoísmo, silenciá-lo com a conversa fiada de que não podem deixar de ser competitivo ou deixá-lo para trás na rápida trilha que leva a uma realização pessoal. Mas ele ainda está lá. Toda vez que nos perguntamos se a vida se resume ao trabalho maçante que fazemos todos os dias, de horas infindáveis, esse desejo divino se manifesta em nós. Toda vez que ficamos impacientes e insatisfeitos, o desejo sussurra em nossa alma. Toda vez que nos perguntamos como seria uma vida de verdadeiro propósito, o desejo nos chama para algo mais.

ENSINAMENTOS DE JESUS

1 - Quando ele disse que deveríamos “Amar ao Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, alma, mente e força, e ao próximo como a nós mesmos”, ele nos chamava para trocar uma religião ritualizada por um relacionamento de genuíno amor com Deus e oferecer aos outros o mesmo tipo de atenção, honra e compaixão que damos a nós mesmos. A transformação que Deus almeja nos chama a viver de um modo no qual “o amor vence tudo”.

2 – Quando Jesus enfatizou seus ensinos sobre a preocupação com os pobres, os impotentes e os oprimidos, ele descreveu um novo sistema de valores.

3 – Quando disse: "Toma a tua cruz e segue-me", Ele nos dizia explicitamente que segui-lo exige sacrifício, sofrimento e morte de algo egoísta dentro de nós.

4 – Quando disse: "ide por todo o mundo e pregai o evangelho, batizando em meu nome e dizendo a todos o que ouvistes de mim", Ele deixa claro que sua vontade para nós inclui o chamado para a missão em escala mundial. Nosso chamado para amar o próximo como a nós mesmos inclui tanto o vizinho do outro lado do globo como aquele que mora ao lado.

CONCLUSÃO

Atos 13: 36 fala sobre um personagem do Antigo Testamento chamado Davi. O texto simplesmente diz: “tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus...”. Davi não perdeu tempo correndo atrás do vento. Ele decididamente se dedicou à missão de Deus e morreu sabendo que sua própria vida havia servido ao seu propósito maior.

Toda pessoa que freqüenta uma igreja local tem de fazer uma escolha. Ela pode sentar no lugar de sempre, assistir um bom culto, conversar com os amigos e depois ir para casa. Essa escolha faz parte de uma bela e tranqüila experiência de domingo. Ou ela pode lançar-se em uma aventura, arregaçando as mangas, juntando-se a uma equipe de servos com as mesmas opiniões e ajudando a formar a igreja local da qual Deus a chamou para fazer parte.

UM PARTICIPANTE OU UM ESPECTADOR?

E você? Não é hora de levantar-se das arquibancadas, atravessar alguns bancos, adaptar-se e sair para o campo? Garanto que é muito mais divertido participar do que assistir. Por que ficar vendo os outros mudarem o mundo quando você pode se juntar a eles?

Servir é muito mais gratificante do que ser espectador.


PONTOS DE REFLEXÃO

1- É possível num sistema capitalista servirmos ao próximo por amor e não por interesse?

2- Por que existe em nos (homem) um vazio existencial?

3- Qual tem sido a sua forma de preencher este vazio?


Extraído do livro: A Revolução no Voluntariado. Autor Bill Hybels "Por que as pessoas fazem do servir ao próximo sua razão de viver".

Adaptado por Pr. Jaylson Nogueira Pereira.

Equipe JUMP.