"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

NÃO PERCA TEMPO!



(Tito 3:1-9)

“Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação. Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles. Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos. Esse ensinamento é verdadeiro. Quero que você, Tito, insista nesses assuntos, para que os que crêem em Deus se interessem em usar o seu tempo fazendo o bem. Isso é bom e útil para todos. Mas evite as discussões tolas, as longas listas de nomes de antepassados, as brigas e os debates a respeito da lei dos judeus. Essas coisas são inúteis e sem valor.”

"O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É SIM O SILÊNCIO DOS BONS"

Apenas parafraseando este pensamento: O que me preocupa não é a ação dos maus. É sim a inércia dos bons.

Martin Luther King

Espero me fazer compreendido com minhas palavras e citações ancoradas a este mar conturbado do discurso religioso que mais parece uma batalha de pau e pedras, líderes que buscam as fraquezas alheias, as doutrinas pregadas erroneamente, as manipulações em nome de uma “espiritualidade”, denominações históricas versos emergentes, teólogos filosóficos versos “super espirituais” fundamentados por suas experiências transformadas em dogmas, doutrinas.

Quem seria os certos ou errados? Nesta guerra onde poucos se preocupam com os feridos e nem mesmo em enterrar os que morrem meio esta batalha. O que vejo, é o mesmo sentimento da igreja em Corinto. “Eu sou de Paulo, eu sou de Apolo. Que idiotice! Embora ensinar a doutrina correta se faz necessário, a Palavra pela Palavra, Conhecer é libertar-se! Entretanto nesta briga de mercado não gostaria de entrar, uma verdadeira feira religiosa, expressões sombrias de um cristianismo pálido e doente, que poderia ser verdadeiro com ações que modificam as vidas das pessoas, mais vivido que simplesmente pregado ou defendido.

Vejo que o Brasil é um país místico – sendo mais fácil crer no que lhe é útil para causas imediatas, ou seja, a mensagem dos seus problemas serão resolvidos tem encontrado lugar. Agora não posso me furtar o direito de dizer que “JESUS É A SOLUÇÃO DA VIDA MISERÁVEL DO HOMEM” do seu egocentrismo. Nesta mensagem o problema é que queremos nos dar bem! Sentar a direita de Jesus.

Nesta linha de pensamento dos “seus problemas acabaram” - analiso o homem numa tentativa de preservação da própria espécie, ou melhor, de si mesmo usando a religião como subterfúgio. Pessoas assim preferem entrar na mais escura caverna do quê enfrentar as feras da sua própria natureza. E é chuva de pau e pedra para todos os lados.

Este problema não é uma questão teológica, mas antropológica, pois o homem sempre quis si dar bem. Por isso que o capitalismo é indestrutível, pois encontrou no coração do homem o seu combustível e acredito que este tipo de mensagem ou discurso religioso também o é. Raramente pensamos nos outros quando buscamos a Deus ou até mesmo quando O defendemos. E será que Ele precisa de defensor? A mensagem do evangelho tem perdido sua essência, salvar a alma perdida.

Antropológico – pois quem dá ouvido à teologia da prosperidade quer tão somente prosperar, dar bem! Não tem nada de religioso nisso. Quem é manipulado pelos lideres manipuladores estão ali também para manipular, rara são as exceções os literalmente enganados, é uma tribo de cacique, pajé e índios. Não tem nada de religioso, é uma questão de natureza humana, ou como diria os defensores da evolução – sobrevivência.

Onde estaria a igreja que reparte o pão? Dos Bons Samaritanos? Coloco-me nesta análise também! Por isso nosso discurso deveria mudar! Preocupar-nos com coisas que nos dariam retornos eternos e absolutos.

“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.

É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.

Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.

Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver” (Martin Luther King)

“Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo”, a mensagem de Jesus não fugia a esta premissa. Acredito que chegou o momento de preocupar menos com a igreja do lado, com suas doutrinas, estratégias e outras coisas e atentarmos com as pessoas que estão fora da igreja, oferecendo a elas o mais puro amor, pois isto seria suficiente para não engrossarem as fileiras de uma religiosidade de interesses terrenos e passageiros.

Mas ainda sim! Jesus disse: “Quem não é contra nós e por nós” – nossa luta é contra quem? E se você pensou em Jesus entrando no templo expulsando os mercadores, Ele era Jesus! Que conhecia o homem e suas intenções e ainda hoje nos conhece!

Palavras de Jesus: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois, que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.” (Mt. 23:13-14).

Tenho ouvido pessoas dizerem e se deterem neste discurso cansativo e insensível, algumas pessoas com fundamentos outras apenas “papagaios de marujos”. Alertar sim, até se quiserem andar como o profeta Isaias para chamar a atenção fica a critério de cada um, entretanto, não com os dentes escorrendo sangue, pois assim perdem toda característica cristã de humildade e amor ao próximo, pois apenas parecem defender o titulo de “Justo Juiz”.

Cito Martin Luther King: “Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: \'O que fiz hoje pelos outros?”

Que possamos viver o verdadeiro cristianismo e deixar que o Senhor cuide dos fariseus devoradores!

Pr. Jaylson Nogueira Pereira