"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

sexta-feira, 11 de junho de 2010


FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS

SALMO 128
“Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas. Quem teme ao SENHOR certamente será abençoado assim. Que, lá do monte Sião, o SENHOR o abençoe! Que, em todos os dias da sua vida, você veja o progresso de Jerusalém! E que você viva para ver os seus netos! Que a paz esteja com o povo de Israel!”


Tentarei expressar o meu sentimento quanto ao valor da minha família, mesmo sabendo que não conseguirei quantificá-lo, pois, quando amamos não conseguimos amar pouco ou muito, da mesma forma em relação a outros sentimentos existentes como raiva, inveja, ódio etc. Não há maneira de medir, apenas sentimos e somos influenciados por este sentimento. Ou seja, vivemos o que sentimos!
Busco expressar o meu amor pelos meus filhos e pela minha amada esposa. Ah, as crianças! Como não amar estes pequenos e já travessos? Pois todas as manhãs ao iniciar o meu dia a primeira coisa que recebo ao acordá-los é um gesto de carinho, um sorriso, abraços sem interesse nenhum, desprovido de “egocentrismo”. Lembro-me do conselho de Jesus: “quem não se torna como um destes pequeninos não entrará no reino de Deus”. Portanto, o que percebo é uma manifestação pura de sentimento real e latente entre nós.
Fui criança e cantava: “Jesus foi criança como eu” me espanto que não muito distante destes dias. Sou grato a Deus pelo seu cuidado, pelo seu amor incondicional por nós, assim, como vejo nos meus filhos na  relação com o meu primogênito “Presente de Deus” este é o significado do seu nome, em algumas vezes chamado assim e atendido prontamente por ele, (rsrsr) hoje com quatro anos e meio e com a minha caçula a “Jardim de Deus” que faz hoje o seu primeiro ano de vida. Minha inspiração ao escrever este texto.
Nossa que trabalho! Mais quanta Alegria! Uma fusão entre noites, fraldas, médicos, remédios e outras funções. Que emoção tê-los, são nossas heranças, não deixaria de fazer mil vezes multiplicado a um milhão de vezes novamente, isso é claro com a dedicação e participação em todo esse processo da minha esposa e também dos agregados. Reconhecimento e gratidão é uma virtude que devemos cultivar!
Nesta função “Ser Pai” - Confesso que me vejo fazendo exatamente aquilo que não recebia do meu pai enquanto criança, isto não significa que não fui amado, apenas que o amor dele era descaracterizado de expressões e gestos e já com minhas memórias poucas vezes foi diferente. Lembro-me de um questionamento do meu irmão do meio, com respeito a essa forma de ser conosco, e o Espírito Santo lhe respondeu: “Você não precisa buscar entender o seu pai, precisa buscar amá-lo”. Meu pai! Quanta coisa mudou depois que me tornei pai. Eu o amo assim como ele é!
Entretanto, somos assim, queremos dar, fazendo o que foi deficiente conosco ou às vezes repetimos os mesmos atos recebidos traumaticamente, é uma escolha. Eu escolhi dar o que sempre quis receber! Mas como encontrar o equilíbrio? Na dedicação em querer vê-los crescendo com segurança, proporcionar o melhor, sem prejudicá-los, tipo mimá-los demais, privando-os de ser eles, mantendo-os debaixo das nossas asas. Tudo no seu devido tempo é claro! Mas o tempo voa, é como um piscar de olhos. Observe a águia e seu filhote, que após suas penas crescerem  a águia sua mãe o empurra do ninho localizado no mais alto penhasco para alçar vôos . Estou tentando encontrar! Sei que não posso ser hipoativo e nem mesmo hiperativo, ou seja, ficar facilmente agitado e inquieto nesta responsabilidade, o tempo é um bom professor.
Estamos em constantes transformações e o aprendizado é dia a dia, eu e eles. Aprendemos até no ultimo suspiro de vida, ou seja, o novo gera aprendizado. Portanto na escola da vida tenho aprendido ser Pai no cuidado dos meus filhos e esposo no cuidado da minha esposa, já a quase seis anos casados, também parece que foi ontem. Mais encontrei uma ajuda sem igual para estas funções, a palavra de Deus, é bom saber que Ele além de ser Deus é Pai e muito diferente do dito popular, pois eu permiti ser o meu Pai e estar comigo todos os dias. E hoje eu canto... Eu sou grato por tudo o que Tenho! E canto! Canta minha alma canta ao Senhor, rende-lhe sempre ardente louvor!