"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

terça-feira, 23 de março de 2010

CHECK-UP - Verificar


Como esta o teu coração? Eu creio que algo muito importante para sermos abençoados é a condição do nosso coração, Davi no salmo 14 fala: “Diz o insensato em seu coração, não há Deus” – encontramos também no livro de Hebreus 6:11 dizendo: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Portanto a benção de Deus depende da condição humana, do desejo (busca), da fé e do coração.
“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14 ...
No Salmo. 51:17 diz: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”.
Davi no Salmo 24 – fala que “aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade nem jura dolosamente – ESTE OBTERÁ DO SENHOR A BÊNÇÃO.”
Pontuamos então algumas condições necessárias para sermos abençoados: a condição do coração (nosso desejo), a importância da nossa fé (“Se creres verás a Glória de Deus!)
Quando a Bíblia fala sobre coração ela esta dizendo sobre a sede das emoções e impulsos do homem.
Por Que precisamos fazer um check-up do coração?
Respondo: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9.
Então compreenda que as emoções, os impulsos podem nos pregar peças para a vida real. Num momento decisivo da vida já lhe aconselharam: “a seguir a voz do coração?”, Vou lhe fazer uma pergunta cardiológica buscando uma resposta psicológica: Como esta o teu coração? Como esta a tua alma meu irmão?
Ainda na Palavra... O Salmo 108 inicia dizendo “Firme esta o meu coração ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda minha alma”.
Sendo o coração a sede dos sentimentos – não existe nada tão valioso a ser guardado. Concorda?
Provérbios 4:23 – Diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O coração esta presente nas primeiras declarações de amor... Quem aqui quando adolescente não desenhava um coração ou nunca colocou o nome da pessoa amada dentro, creio que todos aqui um dia já fizeram isso.
Para ter uma vida abençoada é necessário guardar o coração!
O melhor lugar para o guardar o teu coração É NAS MÃOS DO SENHOR!
A Bíblia nos mostra (Prov. 21:1) – “Como ribeiro de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este segundo o seu querer, o inclina.”
Bem! Você agora pode checar, verificar a condição do seu coração hoje diante de Deus?
Lembre-se: O coração alegre aformoseia o rosto. (Provérbios 15:13).
Pr. Jaylson Nogueira Pereira

CORPO DE CRISTO




CORPO DE CRISTO

Bem, quero alertá-lo para os efeitos colaterais da pós-modernidade ou, os efeitos dos tempos atuais. Nada mais tem sido tão complicado para o homem do que acompanhar os ritmos das transformações gerados exatamente por esse crescimento tecnológico característico moderno e agora pós-moderno. Nem mesmo a Natureza! Diretamente ou indiretamente essas transformações têm modificado nosso comportamento, pois este é resultante do ambiente em que vivemos. Dificilmente encontraremos alguém que mora num lugar sem violência, sem trânsito engarrafado, sem até mesmo a gama de informações que recebemos por dia, sofrendo da doença desta Era ‘Estresse’. O ritmo é diferente.
Temos sido recompensados com a tecnologia, com o crescimento cientifico e outros, sem dúvida, mas nunca em nenhuma época o homem se mostrou tão afastado da coletividade, o que para nós podemos chamar de comunhão, (partir o pão), nunca o núcleo familiar foi tão desfragmentado.
A Sociologia nos ensina que o homem só é um ser social inserido na sociedade. Isso nos primórdios da humanidade era uma questão de sobrevivência. Será que hoje não? Dependia-se uns dos outros dentro de um papel social e por estarem unidos, as pessoas compartilhavam dos mesmos ideais e dos mesmos valores. Eis a importância da nossa Unidade!
Nos tempos atuais os ‘ indivíduos ’ criam suas necessidades e mercantilizam soluções. Já podemos ver nos jornais pessoas que são contratadas para serem “amigos por um dia, ou noite”. São os efeitos colaterais da pós-modernidade! Ou a decadência humana em detrimento de seus desejos egocêntricos! Afastando cada vez mais do amor ao próximo do companheirismo sem interesse. Será que o amor se tornou capital?
O que quero despertar em você, meu irmão, com essa breve análise dos relacionamentos humanos é que a igreja que somos nós, precisa defender e priorizar os verdadeiros valores bíblicos, humanos. Vivendo e pregando o que se vive em unidade!
Não podemos nos deixar levar pelos ritmos das transformações, principalmente quando são contrários aos ensinamentos que recebemos da Palavra de Deus, nos isolando, e nos afastando dos relacionamentos. A Palavra diz: “Somos o corpo de Cristo”... e eu não consigo imaginar ou ver um braço sozinho ou uma perna sozinha sobreviver ou sair andando por ai! Temos que permitir que o Espírito Santo possa nos ajustar ao corpo. A Igreja é o corpo!
Observe o que diz Romanos 12: 1-2. No inicio Paulo esta rogando para não sermos iguais ao mundo, não sermos conforme o mundo! Isto implica todas as áreas da nossa vida! Também os relacionamentos.
Mas o que quero destacar desse capitulo é o verso 5 que diz: “Somos um só corpo em Cristo e membros um dos outros”... um corpo único que é constituído por diversos dons! Não somos iguais separados, mas juntos formamos um só corpo, o de Cristo.
Pr. Jaylson Nogueira Pereira