"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Escolheu quem ele quis

“JESUS subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele.” (Marcos 3:13) Este verso faz parte da narrativa que apresenta JESUS escolhendo seus doze apóstolos. Aliás, não ‘eram doze’ apenas, mas, ‘eram dose!’ Sim, doze que eram dose cavalar de desafios para o Mestre. Enfim, assim como nós, eram pessoas comuns escolhidas por JESUS. Esta escolha do Mestre que me intriga. Afinal, conhecemos a história toda, pois além de saber quem ele escolheu, sabemos também o que aconteceu com cada um deles, especialmente os que mais se destacaram como: Judas Iscariotes, Pedro, João, Tiago (irmão de João), André e Levi. Temos dois principais movimentos apresentados pelo texto que promovem grande alegria ao meu coração, e precisa acontecer exatamente na ordem em que está apresentado: 1. “... chamou para si aqueles que ele quis.” A primeira parte deste texto nos fala de uma escolha inequívoca, particularizada, convicta. JESUS os chamou para si, o que demanda entender que foram escolhidos com todas as implicações que a escolha demandava. Quero com isto dizer que o Mestre sabia muitíssimo bem quem eram os que estava escolhendo. Não foi surpreendido em nenhum momento após a escolha. Sabia quem, por que e para que estava escolhendo, e ainda assim, escolheu com firmeza. Isso me traz profunda alegria. DEUS me escolhe sabendo quem sou, quais meus limites e fraquezas, quais as implicações de me escolher, e ainda assim, escolhe com o amor e afetividade que são tão inerentes a Ele. 2. “... os quais vieram para junto dele.” A segunda parte do texto nos apresenta uma perspectiva completar que é gerada como conseqüência da escolha feita. E esta é a seqüência correta: primeiro a escolha parte do Mestre (que nos amou e alcançou primeiro) e apenas depois, contudo não menos importante, respondemos positivamente ao seu acolhimento e vamos para junto dEle. Nossa resposta depende da escolha que Ele faz de nós mesmo sabendo quem nós somos, o que carregamos escondido em nós, quais as inclinações humanas e obscuras nos são comuns, e ainda assim somos escolhidos. Por isso, respondemos com um veemente sim! Tamanho acolhimento, gera uma aproximação de DEUS que dá sentido à vida e nos torna mais plenos e felizes. Por isso, lembre-se, Ele os escolheu sabendo quem eram e ainda assim o fez sem vacilar. Nossa grande alegria consiste em sermos recebidos, aceitos e escolhidos por DEUS mesmo ele sabendo o desfecho da história. Como não responder positivamente? Quero estar junto do Mestre, é o melhor lugar para se estar neste mundo.

Pr. Leandro Mozart

Um comentário:

  1. Esta escolha feita por Cristo não pode ser revogada. Nem altura, nem profundidade, nem o presente, nem o futuro, nem os pastores, nem os irmãos, nem meus inimigos, nem mesmo meu pai ou minha mãe, podem me separar do amor de Jesus... Mesmo com minhas fraquezas, com minhas fortalezas ou o que quer que seja, o Senhor me escolheu. Não sei quanto à você (qualquer que ler este comentário), mas no meu caso... é eterno!!! Glórias a Deus!!! abraços, meu amigo Jailson

    ResponderExcluir