"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

segunda-feira, 8 de março de 2010

IGREJA - Uma Comunidade Viva em ação!


IGREJA - Uma Comunidade Viva em ação!


“Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal ”.(I Ts. 5:14 - 22).
A igreja de Tessalônica nasceu na segunda viagem missionária de Paulo, a partir da sinagoga judaica que havia na cidade. Por três sábados Paulo e Silas discutiram com os judeus, ensinando que Jesus é o Messias, e após a perseguição, tiveram de retirar-se da cidade (At. 17:1-15). A igreja recém nascida logo se viu privada da liderança apostólica, mas não da presença do Espírito Santo.
Ao longo da carta não se observa recomendações especificas aos anciãos ou lideres, mas a carta é endereçada a toda a igreja (encontramos a palavra irmãos repetidas vezes em toda carta de Tessalonicenses).
Aprendemos na escola que todo verbo indica uma ação, veja quantas orientações estes irmãos recebem da parte do Apostolo Paulo, na esperança de edificarem uma comunidade viva! (sublinhado no texto base)
Não apaguem o Espírito – Os dons espirituais são dados pelo Espírito para o crescimento da igreja! Entendo que apagar o Espírito, seria deixar de praticar na comunidade, na sociedade o dom que Deus lhe deu.
“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (I Cor. 12:7), leia todo o capítulo. Os dons são dados para um fim proveitoso!
“Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (I Pe. 4:10). Você sabe qual é o seu dom?
Voltemos aos tessalonicenses! A soma desses fatores das ações nos leva a uma conclusão: A Igreja deve ser uma comunidade de pessoas regeneradas e capacitadas pelo Espírito Santo para a evangelização e o cuidado mútuo. Uns dos propósitos da IBM. Lembre-se disso!
Advertir, confortar, auxiliar, cuidar. São estes os verbos usados para iniciativas que devem ser comuns entre os cristãos. Todos devem compreender que a Igreja é uma comunidade, e o cuidado é uma ação comunitária e não atribuição de apenas um homem. (Pastor, Líder etc).
A igreja é um corpo onde todos interagem, ou seja, as ações se processam na reciprocidade (dar e receber), na mutualidade (uns para com os outros), na co-responsabilidade (dever compartilhado entre todos), no amor fraternal (sentimento que uni os irmãos).
Todos têm oportunidades de servir a Deus. Todos podem, em oração e amor, servir de instrumentos para que o Senhor faça a sua santa e soberana vontade na igreja. Não seja mero ouvinte do evangelho, seja um agente do Reino de Deus, a serviço do Senhor Jesus. Seja uma Igreja Viva!
(Partes extraídas – A Responsabilidade do Pastoreio)
Aplicações Pr. Jaylson Nogueira Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário