"Uma vida não questionada não merece ser vivida." (Platão)

Salmos 1
1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!
2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.
3 Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
4 O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.
5 No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.
6 Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte.

terça-feira, 28 de julho de 2009

UM OLHAR DIFERENTE!

No texto de João 9 (leia). Vejo Jesus diante de um homem que nasceu cego - O que leva os seus discípulos a indagarem sobre o pecado e suas conseqüências. Não quero aqui dizer que o pecado não traz sobre o homem conseqüências, pois, a própria Palavra nos afirma que “o salário do pecado é a morte” e muitos outros textos falam das conseqüências daqueles que erram o alvo. Quero salientar a forma como Jesus olha para esse homem e para nós. Os discípulos encontram no pecado a justificativa deste homem se encontrar com esta deficiência, cego. Mais, Jesus não olhou por esse prisma, antes via nele uma oportunidade para a manifestação da Glória de Deus. Jesus tinha outro conceito sobre este homem, ao invés de vê-lo como uma oportunidade de discussão, dos porquês da vida, via nele uma oportunidade para Deus. “Jesus respondeu: ... foi assim para que se manifestassem as obras de Deus.” Isso significa que as circunstâncias da nossa vida devem ser encaradas como oportunidades para as manifestações de Deus. Perceba a perspectiva de Cristo. Aquele homem não era vítima do destino, e nem mesmo vitima do pecado de seus pais. Era o milagre que aguardava pra acontecer. Nenhuma conseqüência humana em Cristo é definitiva, o sacrifício de Cristo na cruz em favor do homem sim é definitivo, e N’ele todos os pecados são perdoados definitivamente. Que diferença existe entre nós e esse homem hoje? NENHUMA. Vemos que Jesus não colocou nenhum peso, rótulo (é um pecador), deve sofrer as conseqüências.
Ele (Jesus) estava mais preocupado com o futuro dele (homem) do que com seu passado. Às vezes somos muito parecidos com esse homem, somos julgados, deixados de lado, rotulados. Mas podemos aprender o que aquele homem aprendeu. Quando todos o rejeitarem, Cristo sempre irá recebê-lo. Quando ninguém mais quiser saber de você, Cristo lhe chamará e curará a sua vida. Quero dizer que você não precisa estar preocupado com os julgamentos. Não julgue! Não se coleque sobre nehum julgo(Jo. 8:15) e (Mt. 7:1-2). Entretanto precisamos discernir nossa condição de pecador tão somente nossa, pois, o arrependimento surgirá neste processo juntamente com a transformação. Não devemos proferir um veredicto a respeito dos outros ou das situações que nós mesmos enfrentamos. Lembre-se: Nenhuma conseqüência humana em Cristo é definitiva, o sacrifício de Cristo na cruz em favor do homem arrependido, sim é definitivo e N’ele todos os pecados são perdoados. Cristo não julgou nem mesmo a Pedro, mais deu a ele um direcionamento “quando você se converter fortaleça os seus irmãos.” (Lc.22:32). Essa palavra (converter) em sua raiz é mudar de direcionamento, mudar o foco, voltar para a essência e o propósito do Reino. Pedro não precisava nascer de novo, mais de mudar a forma que entendia a sua vida e o propósito dela. Jesus não havia vindo resolver um problema político social, como queria Pedro, mais um problema de questão espiritual, de vida Eterna, do Reino Espiritual, resgatar o homem pecador. Assim como neste texto, existe um tempo determinado pra todo o propósito de Deus. (Jo. 9:4). “Enquanto é dia” não podemos deixar que a “noite, escuridão, problemas e circunstancias”, nos tire o foco dos propósitos de Deus em nossa vida. precisamos permitir sua ação enquanto há tempo, tempo para receber o milagre que tanto precisamos. Sermos perdoados! Sermos curados na nossa alma e transformados pela ação do Seu Poder. A obra de Deus consiste em: Aceitar as pessoas. Amar antes de julgar. Cuidar antes de condenar. “A quantidade de amor que você dá é a mesma que irá receber”. Que Jesus Cristo, aquele que ama antes mesmo de julgar possa ser o árbitro no seu coração.
Pr. Jaylson Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário